sexta-feira, 18 de junho de 2010

Ervas frescas, por favor!

Não tenho, e acredito que ninguém tem, dúvida que as ervas frescas sempre conferem um sabor super especial aos pratos. É fato que elas secas, tem um sabor muito mais acentuado, mas elas frescas são um charme.

No final do ano, ganhei de um amigo que ganhou de outro amigo(rs), vários vasos de ervas muito bem cultivadas: manjericão, alecrim, pimenta, salsa crespa, cebolinhas gigantes, ciboulettes, hortelã e minha preferida, sálvia. 
Ervas do jeito que chegaram aqui em casa. Valeu demais pelo presente Douglas!
Mais vasos...
Neste período algumas morreram(pimenta e cominho), outras procriaram(sálvia e hortelã), comprei e ganhei outras(tomilho e manjericão roxo), mas tento sempre manter minha horta com novidades. Com isso, sempre que vem familiares e convidados aqui em casa, eles ficam me perguntando para que serve cada tipo de erva. 

Bom, pensando neles e num tantão de gente que tem esta dúvida, vou mostrar a utilização das principais ervas na cozinha.


Manjericão: A-D-O-R-O! Comeria pesto todos os dias se deixassem, né Soraya?!rs Serve como aromatizante para molhos, temperos de salada, óleos e vinagres aromatizados, pesto...
Meu manjericão roxo. Roxo mesmo!

Manjericão tradicional. A Ju falou que vai me dar o original italiano: basílico. Tô esperando!kkk

Louro: aromatizante para sopas, ensopados, fundos, molhos e pratos com grãos. Uma vez ouvi dizer que as folhas de louro servem para tirar um pouco da gordura das preparações(feijoada, costelinha, etc). Nunca li nada que confirmasse esta teoria, mas também a uso com esta função e dá certo!



Coentro: muita gente torce o nariz para ele. Mas o que seria uma guacamole ou uma peixada sem ele? Parcimônia, sempre! Usado também em molhos de tomate e molhos não cozidos.







Orégano: ainda vou ter orégano fresco aqui em casa de novo. É muito mais gostoso! Além da pizza, deve ser usado em pratos cuja a base é o tomate.









Salsa: Sempre que vejo um molho de salsa na minha frente, tenho vontade de repicá-lo até virar pó para finalizar pratos. Acho que é a finalização que mais gosto...Na minha opinião ela pode ser usada em tudo, do preparo à finalização.



Alecrim: Ô ervinha complicada. Já vi tanta gente estragar os pratos por causa dela...Eu uso bastante, mas sempre pouquinho. Aromatiza perfeitamente alimentos grelhados e marinadas. Além disso, você pode usar os galhos mais grossos como espetinho para um churrasco. 
Minha recém ganhada muda de alecrim.


Sálvia: peixes, peixes, peixes, frutos do mar...Gosto de usar sempre com esses, combinação perfeita! Mas pode ser usada em ensopados e para temperar recheios.
Meu xodó!




Tomilho: Marinar carnes com ele fica perfeito. Lembra o orégano no sabor e na aparência, mas com um sabor mais marcante. Aromatizante para sopas, fundos, molhos, ensopados e itens braseados e assados.
Comprei essa muda há alguns meses, ela tá indo muito bem...

Depois de vê-las sozinhas, vamos ver algumas combinações de ervas frescas mais utilizadas na culinária mundial. Os chamados aromatizantes. Item obrigatório para conferir sabor aos fundos, molhos, sopas e ensopados.

Bouquet garni: 1 galho de tomilho, 3 ramos de salsa, 1 folha de louro, 3 folhas de alho poró e 1 talo de salsão.

Sachet d'épices: 3 ramos de salsa, 1 galho de tomilho, 1 folha de louro, 1 colher de chá de pimenta do reino picada grosseiramente(mignonette).

Ervas de Provence: Manjerona, tomilho, segurelha, manjericão, alecrim, sálvia e feno grego. Estas ervas são encontradas na maioria das vezes secas.

Ufa!Deu trabalho este post...rs Espero que tenha gostado!

Fontes: Livros: Chef Profissional - CIA e Passaporte para o sabor; as fotos que não são minhas foram retiradas de vários sites via google e gettyimages, sempre! kkk



Abraços aromáticos,


Felipe Tavares

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails